Água: essencial para a vida e um dos principais recursos naturais do planeta.
Entenda porque a água é essencial para a nossa saúde, economia e qualidade de vida.
A água é um dos principais recursos naturais do planeta, essencial para a nossa saúde, economia e qualidade de vida.
Segundo a Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA), o Brasil, além de um litoral com mais de 7.300 km de extensão possui imensas reservas de água doce, concentradas em diversas bacias hidrográficas e imensos aquíferos subterrâneos.
Em nossa região, por exemplo, podemos encontrar as Bacias Hidrográficas dos rios Turvo e Grande, e o Aquífero Guarani.
Toda essa água, serve de muitas maneiras diferentes à população, mas, se para algumas regiões a água é abundante, outras convivem com sua escassez.
O crescimento populacional, principalmente nas grandes cidades, a degradação decorrente de atividades industriais, agropecuárias, de mineração e, de ocupação urbana, se tornam cada vez mais uma ameaça à qualidade das águas.
Por ser de vital necessidade e uma de nossas maiores riquezas, foi criada a Lei 9.433, de 08 de janeiro de 1997, conhecida como “Lei das Águas”.
Para garantir que todos possam ter o direito de acesso à água, a Lei das Aguas estabeleceu, dentre outros princípios, que:
- a água é um bem de domínio público; ou seja, o direito de propriedade é exercido pelo Estado, a fim de atender o interesse da coletividade;
- a água é um recurso natural limitado e dotado de valor econômico;
- em situação de escassez, a água deve usada prioritariamente para o consumo humano e para dessedentação (tirar a sede) de animais.
O uso consciente da água, mais do que uma obrigação é um exercício de cidadania.